Hemocentro RP concorre a “Prêmio Octavio Frias de Oliveira” com Inovação Tecnológica em Oncologia

O Hemocentro de Ribeirão Preto é um dos finalistas da 15ª edição do Prêmio Octavio Frias de Oliveira, na categoria Inovação Tecnológica em Oncologia. Com foco no desenvolvimento de uma terapia acessível para neoplasias hematológicas, o trabalho em destaque tem como título “Potencializando a Imunoterapia com células NK: Desenvolvimento de um novo vetor NK-CAR.19 coexpressando o complexo IL-15/IL-15Ra, resultando células NK independentes de IL-2 e com alto efeito antitumoral in vivo”.

A iniciativa é promovida pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), em parceria com o Grupo Folha, e visa estimular a produção de conhecimento sobre prevenção e combate ao câncer no Brasil. A cerimônia acontece no dia 8 de agosto, no auditório do Icesp, onde serão anunciados os melhores trabalhos e também a “Personalidade de Destaque em Oncologia”. Cada vencedor receberá um certificado e R$ 20 mil.

A expansão e a modificação genética das células NK ainda são uma tarefa desafiadora. Contudo, pesquisas realizadas no Hemocentro RP/CTC-USP trazem novos avanços para a área. A terapia com células CAR-NK futuramente pode oferecer um complemento ao tratamento com células CAR-T, que enfrenta desafios como altos custos e complexa manufatura. A proposta é disponibilizar o uso de células de doadores saudáveis e já prontas para uso.

Saiba mais sobre o estudo no vídeo abaixo produzido pela TV Hemocentro. Clique aqui para conferir os outros indicados e informações sobre o prêmio na reportagem da Folha de SP.

Rolar para cima