O Dr. Neal Young, chefe da Divisão de Hematologia dos National Institutes of Health (NIH-EUA), ministrou dois encontros nesta terça-feira (22/10), no Hemocentro de Ribeirão Preto. O primeiro teve como foco as perspectivas e tratamentos da falência medular. No segundo, o cientista abordou a linguagem da rejeição de manuscritos sob o prisma da filosofia de Wittgenstein.
O premiado pesquisador, Master do “American College of Physicians”, possui significativa contribuição científica para a área da biologia da célula-tronco hematopoética e sua insuficiência. É autor de mais de 280 artigos científicos e publicou 10 livros, incluindo um mais recente sobre hematologia.
No campo filosófico, o médico reflete, em colaboração com o Professor da Universidade de Oxford, William Child, sobre a confusão de linguagem na correspondência entre editores de revistas científicas e autores, amparado pela filosofia de Ludwig Wittgenstein.
USP e NIH-EUA
Agilizar o diagnóstico da causa da anemia aplástica e auxiliar na definição do melhor tratamento são objetivos de trabalhos conjuntos realizados entre a USP e o NIH-EUA. A doença causa a redução do número de todas as células do sangue, como glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Em casos graves ela pode ser fatal.