Próximas Coletas Externas
10 a 11/03/2025 | Cravinhos
Ourofino
Rodovia Anhanguera, SP-330, Km 298, s/n
Horário: 8h às 11h
Capacidade de atendimento: 40 doadores por dia
12/03/2025 | Orlandia
Brejeiro
Avenida do Café, 129
Horário: 9h às 14h
Capacidade de atendimento: 100 cadastros
13/03/2025 | Cravinhos
Ourofino
Rodovia Anhanguera, SP-330, Km 298, s/n
Horário: 8h às 11h
Capacidade de atendimento: 40 doadores
15/03/2025 | Jaboticabal
Colégio COC
Rua: Marechal Deodoro, 1000
Horário: 7h às 12h
Capacidade de atendimento: 150 doadores
18 a 20/03/2025 | Ribeirão Preto
Barão de Mauá
Rua: Ramos de Azevedo, 423
Horário: 8h às 11h
Capacidade de atendimento: 40 doadores por dia
25/03/2025 | Ribeirão Preto
UNAERP
Avenida Costábile Romano, 2201, Entrada pela Av. Leão XIII
Horário: 8h às 11h
Capacidade de atendimento: 40 doadores
26/03/2025 | Ribeirão Preto
Escola Grau Técnico
Rua: Saldanha Marinho, 613
Horário: 8h às 11h
Capacidade de atendimento: 40 doadores
27/03/2025 | Ribeirão Preto
Fatec
Av. Pio XII, 1255
Horário: 8h às 11h
Capacidade de atendimento: 40 doadores
29/03/2025 | São Simão
E.M.E I. Benedito Mielli
Rua Manoel Dias do Prado, 1896
Horário: 7h às 12h
Capacidade de atendimento: 150 doadores
O HEMOCENTRO de Ribeirão Preto (HEMOCENTRO RP) realiza Coletas Externas (CE) nas cidades da sua região de abrangência, até 90 km. O objetivo da coleta externa é oferecer opção para que os cidadãos possam repor um pouco do sangue enviado pelo HEMOCENTRO RP e utilizado pelos hospitais locais.
Importante esclarecer que as COLETAS EXTERNAS são realizadas SOMENTE pela sede do HEMOCENTRO RP.
Como agendar uma coleta externa (CE)?
Havendo interesse em cadastrar sua cidade na lista de espera, a solicitação deve ser feita pelo telefone 16 – 21019343 / 16 – 2101-9352 ou pelo e-mail doador@hemocentro.fmrp.usp.br.
AVALIAÇÃO:
Assim que surgir vaga para que sua cidade faça parte do calendário anual de coletas externas, uma equipe de profissionais do HEMOCENTRO RP agendará uma visita ao local para avaliar as instalações. Se houver espaço adequado, assim como condições de informatização, para a realização da coleta, dentro das exigências dos órgãos reguladores, ela será agendada e inicia-se, então, o processo de sensibilização do público alvo para a doação de sangue.
MULTIPLICADOR
Para que possa ser feita a divulgação sobre a coleta, assim como a conscientização e captação dos munícipes, é necessário que haja um contato fixo com alguém que queira abraçar a causa, para que possamos organizar todo o processo.
Pré-requisitos para realização de uma coleta externa (CE)
O processo de coleta externa, deve seguir um fluxo, o mais retilíneo possível a ser observado. São critérios:
• A atividade de coleta externa não deverá ocorrer simultaneamente com outros eventos tais como: emissão de documentos, atendimento médico/odontológico, feira de ciências, etc;
• Espaço físico, arejado, protegido do sol e da chuva, com ar condicionado, ou ventiladores. É importante enfatizar a inviabilidade caso o acesso seja através de escadas e rampas;
• Exigências físicas para fluxo da doação:
• Disponibilidade de um espaço, ou sala para a recepção e cadastro de doadores, uma sala para a pré triagem, 3 salas reservadas para entrevista com o intuito de manter o sigilo, uma sala grande ou duas pequenas (livre de móveis) para a realização da coleta.
• No dia da realização do evento, o local destinado para tal, deverá estar limpo e livre de móveis e/ou objetos, exceto, mesas e cadeiras para uso dos profissionais, conforme previamente combinado;
• Deve haver acesso liberado para estacionar o ônibus da coleta, facilitando, desta forma, a retirada do material, assim como também o seu retorno. O ônibus da coleta poderá ou não permanecer estacionado no local do evento;
Informações Complementares
• Cartazes e folders para divulgação da campanha de doação de sangue poderão ser fornecidos pelo HEMOCENTRO RP;
• A coleta externa é realizada aos sábados:
• O protocolo para atendimento se dá através de senhas disponibilizadas para os candidatos à doação, na quantidade a ser anteriormente combinada. Após entrega da senha, o cadastro tem início às 07h e término às 12h.
• Após seis horas trabalhadas, por exigência da Lei trabalhista, a equipe realiza intervalo de almoço em escala de revezamento.
• A primeira equipe do Hemocentro chega ao local às 05h30, para a instalação dos equipamentos de informática. Por volta das 06h00, chega a equipe de profissionais para adequação da área física e início dos trabalhos.
• Solicitamos, dentro do possível, que voluntários da cidade possam estar presentes para ajudar a descarregar o ônibus a fim de agilizar o começo das coletas.
• Nossa capacidade de atendimento varia de acordo com a deliberação da coordenação médica e gerência de enfermagem do HEMOCENTRO RP.